CURSO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS 2010


Num primeiro momento, através de relatos espontâneos e outros jogos, criaremos condições para a percepção de como cada um de nós lida com o mundo do faz-de-conta. Isto visa facilitar o desbloqueio e o encaminhamento para o jeito pessoal de contar .
A seguir, iremos estruturar uma narrativa completa.
Nesta fase, experimentaremos o apoio de recursos auxiliares (materiais, que servem para ilustrar os episódios, de acordo com as necessidades de cada um.)
Aqui, intensifica-se a troca de experiências com todo o grupo, trabalhando-se o aspecto gregário.
Durante este processo, estaremos levantando os principais fundamentos desta arte e desenvolvendo algumas reflexões sobre a nossa relação com o mito.
Veremos, também, o funcionamento dos símbolos e a análise do texto.
Finalmente, cada um decidirá como quer encaminhar o seu trabalho e o preparará, empregando os referenciais desenvolvidos durante os estágios anteriores.
Como se pode perceber, estamos falando de um processo intenso e dinâmico e onde não há espaço para fórmulas ou padrões preestabelecidos .
O objetivo é tornar cada participante apto a abordar qualquer tipo de história.
Todo o curso é apoiado na reflexão e auto descoberta.
Serão doze encontros semanais, com duas horas cada.
Incrições e informações:
email claricehistorias@yahoo.com.br
Tel. (11) 35429088 - 71750773












"Cada história contém um pedaço da alma do mundo"


Clarice Schcolnic
Nascida em São Paulo, no dia 16 de abril de 1966, Clarice formou-se em Arte-Educação com especialização em Teatro, pela Faculdade Santa Marcelina no ano de 1987.
Durante 7 anos, foi professora na “Oficina de Artes” do Clube “ A Hebraica de São Paulo” e também em vários ateliês de São Paulo.
Em 1991, fundou e coordena o Movimento Hora do Conto, onde há dezessete anos ministra aulas, organiza seminários, saraus e viagens para conhecer contadores regionais, sempre com o objetivo de gerar agentes multiplicadores dessa arte milenar.
Suas palestras e apresentações são inúmeras e se espalham por, centros culturais, educacionais e empresas.

Antônio Fernando Bezerra
Fernando Bezerra, como o Antonio Fernando é mais conhecido, é um falso baiano, já que foi levado para o Rio de Janeiro com onze meses e, lá, cresceu.
Cursou o Conservatório Nacional de Teatro (UNI RIO) e, desde então, dedicou-se à cena. Já atuou em mais de quarenta espetáculos, em dez filmes e visitou a televisão em várias ocasiões.
Apaixonado por Dramaturgia, dedica-se ao seu estudo e escreveu alguns textos.
Descobriu o mundo dos Contadores de Histórias, há, aproximadamente, vinte anos, ao ser chamado para dirigir um trabalho de um grupo dedicado a esta arte.
Em 1991, juntamente com Clarice Schcolnic, fundou e coordena , até hoje, o Movimento Hora do Conto.
Em todos estes anos, dedica-se à pesquisa e a reflexão sobre o exercício de narrar, atividade que tem influenciado substancialmente sua visão sobre a Arte Dramática.

Capa do Livro
Contadores de Histórias - Sobre a Arte da Narrativa
Este livro pode ser adquirido diretamente com os autores, ou na editora All Print e também na Livraria da Vila.

Atualmente, apesar dos grandes avanços tecnológicos na área da comunicação, ainda sentimos saudades de pessoas sentadas na calçada num fim de tarde, ou em volta de uma fogueira, contando histórias. Talvez estas imagens queiram alertar-nos para o fato de que precisamos comunicar-nos de forma mais satisfatória, e que sabemos da existência de alguns caminhos.
O MOVIMENTO HORA DO CONTO

Criado em 1991, o Movimento, fundado e coordenado por Clarice Schcolnic e Fernando Bezerra, tem como objetivo maior a disseminação e o desenvolvimento da Arte de Contar Histórias.
Ela é inerente ao homem e o acompanha desde as cavernas, quando ele acendia uma fogueira e, com gestos, comunicava-se com o grupo. É lícito supor que chegasse a utilizar-se das sombras projetadas na parede e dos desenhos reproduzidos nela.. Isto, naquele momento, era determinante para a sobrevivência imediata.
Em nossa época, a comunicação atingiu um status e uma evolução tecnológica nunca imaginados. Até por isso mesmo,não podemos esquecer o contador de histórias, que a exercita da maneira mais antiga, completa e complexa que conhecemos: um ser humano falando diretamente a seu semelhante, sem interferência da máquina e expressando sentimentos e emoções.
É com este sentido que o movimento vem realizando saraus, seminários, cursos, palestras, oficinas e viagens.
Nosso exercício é contar histórias, fornecer informações, aprender, ensinar, trocar, divertir, enfim, criar um espaço completo e interativo para os interessados, que se constituirão em agentes multiplicadores.
Outro dado curioso a citar é o público alvo. este abrange todas as idades, formações profissionais, culturas diversas e os diferentes níveis socioeconômicos.
É uma arte com acesso irrestrito. se bem encaminhada, falará a todos, com igualdade e compreensão.
Vídeo de Lançamento do Livro 14/12/08
CONTADORES DE HISTÓRIAS - Sobre a Arte da NarrativClarice Schcolnic e Fernando Bezerra
Aos queridos amigos Contadores de Histórias, que estiveram presentes neste dia tão importante para nós, o nosso muito obrigado. Sem vocês a festa não seria a mesma.
Malú, Rodrigo, Dinho, Edna, Diana, Kelly, Mateus, Sâmela, Chico dos Bonecos, Jõao Acaiabe e Natália