SEMINÁRIO
LITERA
TURA: POR QUÊ? - DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES
 27 a 29 de maio de 2010
SESC Santos


Nos últimos anos, tem crescido o número de ações, iniciativas e reflexões no campo literário e da leitura. Festivais, eventos, feiras literárias, políticas públicas, campanhas da sociedade civil, debates em torno da inserção das novas mídias, do livro digital e da literatura na Internet. Essa efervescência reflete, por um lado, a consolidação de uma demanda social em torno da importância da leitura e da literatura na formação de nossos cidadãos, e por outro, demonstra certa inquietação no meio literário, diante da inserção gradativa de novas práticas de leitura e escrita, advindas principalmente do crescimento da cultura digital.
Este seminário tem como proposta refletir sobre essas transformações que afetam o mundo da leitura e da escrita e os desafios que elas colocam para a formação de leitores, buscando trazer subsídios e ferramentas para ampliar, quantitativa e qualitativamente, as ações e iniciativas. 
Ao colocar em pauta a formação de leitores, o Sesc retoma também a questão da importância da literatura na formação humana. A literatura enquanto direito social, porque representa o elemento de poesia e ficção a que todo ser humano tem direito; como forma de expressão e de conhecimento; como instrumento de educação e instrução, mas também portadora do imprevisto, de significações e sentidos, que se constroem diferentemente em cada leitor.
Realização: SESC São Paulo.
Maiores Informações:SESC Santos (Central de Atendimento)Rua Conselheiro Ribas, 136
Tel.: (13) 3278-9800
|
seminario@santos.sescp.org.br
Terça a sexta, 10h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30

Oficina de Contador de Histórias - Clarice Schcolnic - formada em Arte- Educação, com especialização em Teatro. Fundadora e coordenadora do Movimento Hora do Conto, organiza grupos de estudo, saraus, cursos, seminários, viagens para conhecer contadores regionais, além de inúmeras apresentações, sempre com o objetivo de gerar multiplicadores desta arte milenar. Em 2008 lançou o livro "Contadores de Histórias - Sobre a Arte da Narrativa".

O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA 

Fiz um ensaio fotográfico pra um novo trabalho. Acabei ganhando de presente da minha irmã este vídeo. Juntei com a poesia de Manoel de Barros, que tem me inspirado com uma aurora a cada dia.
Este é o resultado